O PROJETO

freepik

“Todas as crianças possuem um conjunto de experiências e saberes que foram acumulando ao longo da sua vida, no contacto com o meio que as rodeia. Cabe à escola valorizar, reforçar, ampliar e iniciar a sistematização dessas experiências e saberes, de modo, a permitir, aos alunos, a realização de aprendizagens posteriores mais complexas.” (in programa do 1º ciclo)

Este projeto, surgiu no seguimento da participação dos alunos nas atividades dinamizadas, para comemoração do “Dia do Departamento” (Matemática e Ciências Experimentais), onde demostraram grande entusiasmo e interesse pelas atividades realizadas.

Desta forma, o grupo disciplinar (Matemática e Ciências Naturais) pensou em enriquecer mais a possibilidade de despertar nos alunos o gosto pela ciência e ajudá-los a desenvolver competências e capacidades, para que possam ser intervenientes ativos no desenvolvimento das mesmas. Talvez possam fazer as suas próprias descobertas, assim como já Arquimedes o fazia em 287-212 a. C. que, enquanto tomava o seu banho de imersão, fez uma descoberta científica sobre volumes, um momento de euforia que deu origem à famosa expressão “Eureka, Eureka” (descobri, descobri!!!)

Assim, o Projeto “Vamos Experimentar” vem enriquecer as atividades já desenvolvidas no plano anual de atividades, para que os alunos possam descobrir melhor os fenómenos da Natureza e de tudo o que os rodeia, uma vez que, a ciência, palavra latina scientia que significa conhecimento, não é mais do que uma das maiores atividades humanas.

Professoras Coordenadoras:

América Gaspar; Carla Salvador, Matilde Leal; Maria José Carvalho; Vanessa de Almeida

Objetivos:
– Fomentar o gosto pela ciência nos alunos em geral;
– Promover o ensino experimental das ciências no agrupamento;
– Contribuir para a formação geral e científica dos alunos.
– Desenvolver capacidades de observação, análise e trabalho de grupo.
– Potencializar a função da descoberta, da explicação e das pré-conceções.

VAMOS EXPERIMENTAR

Descoberta | Experimentação | Ciências | Sucesso Educativo

BLOG DO PROJETO

Vamos Experimentar | Balanço

PROJETO “VAMOS EXPERIMENTAR” No dia 23 de outubro teve início o Projeto “Vamos Experimentar”, no Agrupamento de Escolas de Trancoso, dirigido aos alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico. No âmbito deste projeto, os pequenos cientistas tiveram o primeiro contato com o método experimental (questionar, prever, experimentar, observar, registar, interpretar e concluir). Nesta primeira atividade […]