O Agrupamento de Escolas de Trancoso resulta da reorganização das unidades de gestão escolares, realizada pelo Ministério de Educação, em 2010. Foram então agrupadas a Escola Secundária Gonçalo Anes Bandarra (atual escola sede do agrupamento), o Agrupamento de Escolas de Trancoso e o Agrupamento de Escolas de Vila Franca das Naves.

Atualmente a comunidade escolar é composta por cerca de 550 alunos, 105 professores e 8 Assistentes Técnicos e 56 Assistentes Operacionais. Mais dados poderão ser consultados neste site.

EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR

A Educação Pré-Escolar assume um importante papel nas aprendizagens e atitudes das crianças preponderantes para o seu desenvolvimento futuro.

Estão em funcionamento no AET 4 Jardins de infância: JI de Trancoso, JI de Vila Franca das Naves, JI da Cogula e JI da Ribeirinha

1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO

Primeira etapa do ensino básico, também importante na formação das crianças. Aprender a ouvir, ler, contar, guardar, recordar e brincar, abre  caminho na para futuros cidadãos tolerantes, ativos e criativos!

Estão em funcionamento no AET 4 escolas básicas do 1.º ciclo:  EB de Trancoso, EB de Vila Franca das Naves, EB da Cogula e EB da Ribeirinha.

2.º e 3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO

Estes ciclos funcionam nos dois maiores polos educacionais do concelho de Trancoso, na cidade de Trancoso e na Via de Vila Franca das Naves.

Estão em funcionamento nestes ciclos: Escola Básica de Trancoso e Escola Básica de Vila Franca das Naves.

ENSINO SECUNDÁRIO

Na etapa final da escolaridade básica obrigatória, o AET proporciona uma oferta formativa variada aos seus alunos com cursos de “Ciências e Tecnologias”, “Línguas e Humanidades” e um “Plano de Inovação”, baseado na matriz curricular de Artes Visuais.

O Ensino Secundário funciona na Escola Secundária Gonçalo Anes  Bandarra, escola sede do Agrupamento de Escolas de Trancoso.