ENQUADRAMENTO | OBJETIVOS

O quadro legal em vigor institui o processo de avaliação interna, constituindo-se como um instrumento precioso de gestão estratégica das escolas.

É pois claro que se impõe o desenvolvimento de uma cultura de avaliação de forma a que nos possamos assumir como instituição com Projeto próprio, mobilizadora de recursos e competências, correspondendo à necessidade de reforçar a autonomia e as ações de promoção do sucesso educativo.

 

EQUIPA DE AVALIAÇÃO INTERNA

Para concretizarmos estes objetivos foi constiuida uma equipa interna e estabelecida uma parceria estratégica, com o Instituto Politécnico da Guarda (IPG), que apoiará a execução de todo o processo assumindo o papel de “amigo crítico“, aumentando desta forma a objetividade (pois vê a partir do exterior) e o saber técnico sobre avaliação.

Parceiro Estratégico:
CONSIDERAÇÕES

A autoavaliação deve acima de tudo ser um processo de inclusão em que toda a comunidade educativa está empenhada, promovendo a melhoria da qualidade do sistema educativo, da organização da escola e dos seus níveis de eficiência e eficácia.

 

OPERACIONALIZAÇÃO

Este processo terá início a partir de 11 de março, concretizando-se em várias etapas conforme cronograma que poderão consultar nesta página ou Moodle do Agrupamento.

  • Aplicação de inquéritos- Desde o início – até 27 de março;
  • Grupos pessoal docente e não docente, seguindo-se os restantes membros da comunidade educativa.

 

Reitera-se a importância da participação de todos, bem como a confidencialidade da informação prestada por cada um.

Em caso de dúvidas deverão contactar a equipa de avaliação interna através do email avaliacaointerna@anesbandarra.net.

 

O Diretor do Agrupamento de Escolas de Trancoso

Armando Neves