SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO

A psicologia escolar tem merecido cada vez mais reconhecimento, tanto a nível nacional como comunitário, enquanto elemento fundamental para a aprendizagem ao longo da vida, que concorre para a concretização de objetivos sociais e económicos, nomeadamente ao nível da eficiência e eficácia do sistema educativo, ao promover o sucesso e prevenir o abandono escolar precoce e a desadequação entre as atitudes, capacidades e conhecimentos promovidos nas escolas e as exigências do mercado de trabalho.

Os Serviços de Psicologia e Orientação (SPO) foram criados pelo Decreto-Lei n.º 190/91, de 17 de maio, concretizando, assim, o previsto na Lei de Bases do Sistema Educativo (Lei n.º 46/86).

São considerados unidades especializadas de apoio educativo, integradas na rede escolar, que desenvolvem a sua ação em escolas e agrupamentos de escolas, da educação pré-escolar ao ensino secundário.

De acordo com a legislação, são atribuições destes serviços:

– Contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos e para a construção da sua identidade;
– Apoiar os alunos no seu processo de aprendizagem e de integração no sistema de relações interpessoais da comunidade escolar;
– Prestar apoio de natureza psicológica e psicopedagógica a alunos, professores, pais e encarregados de educação, no contexto das atividades educativas, tendo em vista o sucesso escolar, a efetiva igualdade de oportunidades e a adequação das respostas educativas;
– Assegurar, em colaboração com outros serviços competentes, designadamente os de educação especial, a sinalização de alunos com necessidades especiais, a avaliação da sua situação e proposta das intervenções adequadas;
– Contribuir, em conjunto com as atividades desenvolvidas no âmbito das áreas curriculares, dos complementos educativos e das outras componentes educativas não escolares, para a identificação de fatores psicológicos dos alunos de acordo com o seu desenvolvimento global e nível etário;
– Promover atividades específicas de informação escolar e profissional, suscetíveis de ajudar os alunos a situarem-se perante as oportunidades disponíveis, tanto no domínio dos estudos e formações como no das atividades profissionais, favorecendo a indispensável articulação entre a escola e o mercado de trabalho;
– Desenvolver ações de aconselhamento psicossocial e de carreira dos alunos, apoiando o processo de escolha e o planeamento de carreiras;
– Colaborar em experiências pedagógicas e em ações de formação de professores, bem como realizar e promover a investigação nas áreas da sua especialidade.

Em suma, o psicólogo escolar, enquanto recurso da escola, desenvolve a sua atividade essencialmente em três domínios:
– Apoio psicológico e psicopedagógico a alunos e professores;
– Apoio ao desenvolvimento de sistemas de relações da comunidade educativa;
– Orientação de carreira.

As atividades a desenvolver, em cada um destes domínios, variam de acordo com o contexto e as prioridades definidas nos instrumentos de gestão da escola.

Destinatários:

Alunos do Agrupamento de Escolas de Trancoso; Pais e Encarregados de Educação (EE); Diretores de Turma/Professores Titulares; Professores e Pessoal Não Docente

Como aceder ao Serviço de Psicologia e Orientação?

O pedido de apoio/encaminhamento para o serviço, pode ser feito através de qualquer agente educativo (professor, EE/pais, aluno, pessoal não docente), através do preenchimento da declaração de autorização do EE/Pai/Outro Tutor Legal, para o caso de alunos menores de idade.