DIA MUNDIAL DO COMBATE AO BULLYING | 20 OUTUBRO

DIA MUNDIAL DO COMBATE AO BULLYING | 20 OUTUBRO

Esta data é um alerta internacional para o problema do (Cyber)bullying com que muitas crianças e jovens se deparam, sendo que as famílias são elementos muito importantes na prevenção e no combate deste problema.

Consciencializar a população para esta forma de violência, apoiar e incentivar as vítimas a denunciarem estas graves situações e encontrar formas de as prevenir, são os desafios colocados por esta data, visto que a luta contra o bullying não é uma tarefa de um dia, nem de um grupo de pessoas, mas sim de todos os dias do ano e de todas as pessoas.

“Todas as formas de violência escolar violam o direito fundamental à educação e nenhum país pode atingir uma educação inclusiva e de qualidade se os alunos estiverem expostos à violência. Além disso, a violência escolar, onde se enquadram o bullying e o ciberbullying, pode ainda afetar seriamente a saúde e o bem-estar das crianças e dos adolescentes, com consequências negativas que podem persistir até à idade adulta. Por sua vez, a Escola reúne um ambiente propício à aprendizagem e ao desenvolvimento de competências, nomeadamente no âmbito da Estratégia de Educação para a Cidadania, onde os alunos adquirem as múltiplas literacias que precisam de mobilizar para um relacionamento saudável. Assim, preocupado e atento aos fenómenos do bullying e do ciberbullying que, de acordo com as Nações Unidas, afetam uma em cada 3 crianças/jovens, o Ministério da Educação decidiu impulsionar um “Plano de Prevenção e Combate ao Bullying e ao Ciberbullying” nas escolas. Este plano tem associada a campanha “Escola Sem Bullying. Escola Sem Violência”, que se configura como um importante instrumento de sensibilização, prevenção e intervenção, destinado a toda a comunidade educativa, com vista à erradicação deste fenómeno.” – Direção Geral da Educação

Aqui ficam alguns recursos para ajudar a conhecer e a combater este problema:

Website “Escola Sem bullying. Escola sem Violência” –  Plano de Prevenção e Combate ao Bullying e ao Ciberbullying

Iniciativa do Ministério da Educação de Prevenção e Combate ao Bullying e ao Ciberbullying nas escolas. Tem associada a campanha “Escola Sem Bullying. Escola Sem Violência”, que se configura como um importante instrumento de sensibilização, prevenção e intervenção, destinado a toda a comunidade educativa, com vista à erradicação deste problema.

 

Socorro! Bullying na escola, o que fazer? – Up To Kids

Que medidas tomar quando se é vítima de bullying, ou quando se é pai de uma vítima ou pai de um agressor.

 

Associação de Apoio à Vítima – APAV – site para jovens

Aborda diversas temáticas relacionadas com a violência sobre as crianças e jovens, como violência doméstica, violência no namoro, bullying, violência online, violência sexual, segurança na rua, segurança na internet, segurança na escola etc.

 

A Ordem dos Psicólogos pode ajudar (Pais/EE)

http://escolasaudavelmente.pt/pais/comunicar-com-os-filhos/falar-sobre-o-bullying

 

RECURSOS EDUCATIVOS:

vídeo charlote (1 e 2ºciclo)

Filme para adolescentes:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *