PARLAMENTO DOS JOVENS – ENSINO BÁSICO

PARLAMENTO DOS JOVENS – ENSINO BÁSICO

Foi com grande alegria, entusiamo e alguma ansiedade, que no dia 26 de abril, os nossos jovens deputados, Rita Sobral, Maria Lourenço, Ana Margarida e David Pinto entraram na nossa escola para participarem na Sessão distrital do Parlamento dos Jovens – Básico.

A sede desta sessão foi na Escola Básica e Secundária Padre José Augusto da Fonseca em Aguiar da Beira e o nosso querido deputado, Francisco Manuel Bento Fernandes assumiu o cargo de secretário, que desempenhou com elevada responsabilidade. Os membros da DGEstE também estiveram presentes para dar o devido apoio técnico e logístico.

Logo pela manhã, estiveram, virtualmente, presentes, na abertura da sessão, a deputada convidada Mariana Silva (PEV), bem como, outras entidades que a todos deram as boas-vindas e desejaram um ótimo trabalho parlamentar. Esta parte da ordem de trabalhos contou, ainda, com as representantes de DGEstE, do IPDJ e da Assembleia da República, respetivamente.

Após a resposta dada às inquirições dos jovens deputados, dirigidas à senhora deputada, passou-se ao debate na generalidade, em torno do tema “VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E NO NAMORO: da sensibilização à ação!”, que transitou do ano letivo anterior, devido à paragem que a pandemia obrigou.

Finalmente o trabalho iniciado no ano passado, iria permitir a apresentação do projeto de recomendação a outras escolas e colocar à prova a excelente capacidade argumentativa dos nossos jovens deputados.

Já nas comissões, o referido tema foi vivamente debatido. Aquando da votação notava-se o nervosismo na equipa. Foi grande a sua tristeza ao aperceberem-se que as suas medidas não haviam reunido o consenso dos senhores deputados presentes.

A pausa para o almoço foi merecida e foi, assim possível recuperar energias para os trabalhos da tarde.

O que ficou desta experiência?

Digamos que foram vivências extraordinárias que os nossos jovens experienciaram com intensidade e lhes permitiu abrir horizontes. Durante este tempo, manusearam documentos, argumentaram com convicção as medidas e, rapidamente, compreenderam que também podem ser vistos de outra maneira, fizeram acordos e cederam. Em todos estes momentos, aprenderam, cresceram, evoluíram e fruíram momentos incríveis.

Sendo que os jovens são uma fonte de esperança e agentes de mudança, o projeto Parlamento dos Jovens tem um alto valor cívico que permite dar voz aos mais novos e envolvê-los na discussão pública de assuntos muito pertinentes que dizem respeito ao dia a dia do cidadão comum. É neste espírito que, todos os anos, os jovens deputados da nossa escola se mobilizam e demonstram que a cidadania ativa deve ser praticada desde tenra idade.

 

Aos nossos jovens deputados manifestamos o nosso apreço e orgulho pelo excelente trabalho desenvolvido.

Para a Rita Sobral, a Maria Lourenço Costa, a Ana Margarida Rocha, o David Pinto e o Francisco Fernandes vão os nossos grandes aplausos e a nossa grande admiração. São jovens incríveis!

A coordenadora do Parlamento dos Jovens – Básico

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *